quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

OS FARAÓS

OS FARAÓS


EM GREGO SE DIZ: “ PHARAO”, EM HEBRAICO SE CHAMA: “PA’RO”, EM ACÁDIO O TERMO APLICADO É : “PIR’U” E NA PRÓPRIA LÍNGUA EGÍPCIA É : “PR-¨” E SIGNIFICA “A CASA GRANDE”. OS LIVROS DA BÍBLIA QUE MAIS FALA DOS FARAÓS SÃO GÊNESIS E ÊXODO.

FARAÓ TUTMÓSIS III

GOVERNOU ENTRE 1504 A 1450 ANTES DECRISTO, ESTUDOS CRONOLÓGICOS APONTAM-NO COMO SENDO O FARAÓ DA OPRESSÃO ( EXODO 2.15-13), TUTMÓSIS III REALIZOU 17 EXPEDIÇÕES NA PALESTINA E NA SÍRIA, EXPANDINDO O REINO DO EGITO PARA O NORDESTE.

FARAÓ AMENOTEP II

ESTUDOS CRONOLÓGICOS APONTAM-NO COMO SENDO O FARAÓ DA ÉPOCA DO ÊXODO. SEU APELIDO ERA “O MAGNÍFICO” E VIVIA EM ESPLENDOR.


AMENOTEPE III (1417 AC)

CONTEMPORANEO DE JOSUÉ QUE EM 1406 AC. ESTAVA INVADINDO CANAÃ. AO NORTE, OS HITITAS IMPEDIAM O AVANÇO DOS EGÍPCIOS.

AMENOTEPE IV ( 1379 AC)

DURANTE SEU GOVERNO ISRAEL ERA ADMINISTRADO POR ANCIÕES NO PERÍODO POSTERIOR A JOSUÉ.

AQUENATON ( 1366 AC)

EM SEU PERÍODO, CUSÃ-RISATAIM DOMINA A MESOPOTÂMIA..
AQUENATON OU AMENOTEPE IV ( 1379 A 1362)

Entrou na história egípcia por ter provocado uma revolução religiosa. Aquenaton decretou que todos os egípcios deveriam adoram o deus ATON e não AMON, o grande deus do Egito. Alguns faraós já estavam ficando incomodados com a crescente popularidade dos sacerdotes de Tebas e provavelmente Aquenaton quis destruir esta espécie de culto que estava transferindo o poder aos sacerdotes tebanos.


Aquenaton se proclamou como o sumo-sacerdote do deus ATON, tendo construído templos por todo o Egito para esta divindade, inclusive em Tebas. A cidade de Amarna se tornou a capital do culto a ATON, cidade que ficava entre Tebas e Mênfis. Os arquivos desta cidade foram descobertos em 1887. Com a morte de Aquenaton a nova capital do Egito foi abandonada e Aton foi gradativamente caindo em descrédito.

TUTANCAMON ( 1362- 1348)

Genro de Aquenaton, só foi permitido subir ao poder após renunciar ATON e novamente elevar AMON como divindade nacional. Em 1922 foi descoberto o túmulo de Tutancamon e pudemos perceber que ele cultuava ao deus AMON, este faraó reinou da cidade de Ai.



O SITE g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL187266-56... TRAZIA A SEGUINTE NOTÍCIA SOBRE A MÚMIA DE TITANCÂMON:
21/11/07 - 12h26 - Atualizado em 21/11/07 - 16h23
" Um egiptólogo assegurou que a múmia do faraó Tutancâmon corre o risco de desaparecer dentro de 30 anos devido ao sistema de ventilação da nova vitrine de plexiglás na qual está conservada, no interior de sua tumba em Luxor, no sul do Egito.
As autoridades egípcias, no entanto, se apressaram em desmentir a existência de qualquer risco, e o arqueólogo foi chamado de "ignorante" e "mero funcionário do (serviço de) antiguidades", pelo secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass.
O jornal egípcio "Al-Masri Al-Yom" informa na edição desta quarta-feira (21) que o especialista em mumificação Ahmed Saleh advertiu que a umidade e a elevada temperatura às quais a múmia está exposta diariamente entre o meio da tarde e o começo da manhã -- período no qual o fornecimento elétrico da tumba é cortado -- ameaçam provocar o seu desaparecimento dentro de três décadas.
A múmia de Tutancâmon foi retirada em 4 de novembro do seu sarcófago e transferida para uma vitrine de plexiglás transparente na sua própria tumba, no Vale dos Reis, na cidade de Luxor, em um ato que contou com a presença de diversos jornalistas e visitantes.
As autoridades asseguraram que a múmia estaria muito melhor na vitrine porque a estrutura permite controlar a umidade e a temperatura.
Saleh ressaltou que, segundo os seus dados, cerca de 4 mil pessoas visitaram o túmulo em um dia, o que contraria as normas anunciadas pelo ministro da Cultura egípcio, Farouk Hosni, que limitavam o número de visitantes para 400 diários a fim de proteger suas inscrições.
Hawas, no entanto, assegurou ao jornal que a decisão de transferir a múmia para a vitrine de plexiglás foi tomada para protegê-la e que o sistema de controle da ventilação não é afetado pelo corte da eletricidade na parte da tarde, pois ele funciona 24 horas por dia.
"Dentro da vitrine, a múmia está muito bem protegida e pode durar milhares de anos sem ser danificada", acrescentou Hawas.
Com a mudança para a nova vitrine, os visitantes podem agora ver o rosto da múmia de Tutancâmon, o faraó mais famoso da história e o único a ter os seus objetos encontrados de forma intacta, sem ter sofrido a ação dos saqueadores."











HAMEMHAB
( 1348 AC)

DURANTE O REINO DESTE FARAÓ, EGLOM ERA REI EM MOABE.

SETOS I ( 1318 AC)

ESTE FARAÓ OPRIMIU ISRAEL, QUE TAMBÉM ERA OPRIMIDO POR MOABE.



FARAÓ RAMSÉS II

ESTUDOS CRONOLOGICOS QUE DÃO UMA DATA MAIS RECENTE PARA O ÊXODO APONTAM RAMSÉS II COMO O FARAÓ DO ÊXODO.

GOVERNOU ENTRE 1304 A 1237 EM SEU TEMPO HOUVE A BATALHA DE CADES OU DE ACORDO COM A CRONOLOGIA MAIS ANTIGA, A FUGA DO EGITO.

FARAÓ AMENEMOPE


TAMBÉM CHAMADO DE FARAÓ SIASMUN, PERTENCIA A 21a DINASTIA. QUANDO O PRÍNCIPE DE EDON, HADADE, FUGIU DE DAVI, SE REFUGIU NO EGITO NA ÉPOCA DESTE FARAÓ
I REIS 11. 17, 18

FARAÓ PSUSENNES II

ESTE FARAÓ DEU A SUA CUNHADA, IRMÃ DA SUA MULHER, A PRINCESA EGÍPCIA TAFNES COMO ESPOSA PARA O PRÍNCIPE DE EDOM, HADADE. PSUSSENNES II FOI O PRIMEIRO FARAÓ DA 22a DINASTIA.

FARAÓ-PSAMÉTICO I

FUNDADOR DA 26a DINASTIA, NA CIDADE DE SAÍS NO DELTA DO NILO. REINOU ENTRE 666 A 609 ANTES DE CRISTO.

FARAÓ-NECO

CONHECIDO POPULARMENTE COMO NECO II, ERA FILHO DE PSAMÉTICO I. O NOME DE NECO APARECE NA BÍBLIA EM II CRONICAS 35.20, 22; 36.4; E II REIS 23.29, 33-35 E FINALMENTE EM JEREMAIS 46.2)

NECO ERA INIMIGO DA BABILÔNIA, POIS NÃO QUERIA QUE ESTE REINO DOMINASSE O ORIENTE MÉDIO, TENDO SIDO ALIADO NA ASSÍRIA PARA DETER O CRESCIMENTO DA BABILÔNIA.

NO ANO DE 608 NECO ENVIU TROPAS PARA RECUPERAR A CIDADE DE CARQUEMIS ( I CRONICAS 35.20), NECO ESTAVA AJUDANDO O REI ASSUR-UBALIT, O ULTIMO REI DA ASSÍRIA ( II REIS 23.29)

DURANTE ESTA CAMPANHA MILITAR PARA AJUDAR ASSUR-UBALIT, NECO CONQUISTOU GAZA QUE FICAVA NO CAMINHO ( JEREMIAS 47.1) MAS SUA EMPREITADA PARA AJUDARF OS ASSÍRIOS FRACASSOU PORQUE O REI DE JUDÁ, JOSIAS, QUE APOIAVA A BABILÔNIA, DETEVE O EXÉRCITO EGÍPCIO, TEMPO SUFICIENTE PARA PROVOCAR A EXTINÇÃO DA ASSÍRIA.

NECO II FRACASSOU EM SOCORRER A ASSÍRIA, MAS NÃO EM MATAR O REI DE JUDÁ, JOSIAS ( II REIS 35.20-24)

NECO AINDA MANTEVE SEU PODERIO NA SIRIA E FENÍCIA POR ALGUM TEMPO, TENDO DEPOSTO O FILHO DE JOSIAS DO TRONO DE JUDÁ E CONSTITUIU ELIAQUIM COMO REI-VASSALO DO EGITO, AINDA ELIAQUIM TEVE O NOME MUDADO PARA JEOAQUIM.

JEOAQUIM PAGAVA TRIBUTO A NECO ( II REIS 23.33-35 E II CRONICAS 36.3-4), MAS NO ANO DE 605 ANTES DE CRISTO NABUCODONOR, HERDEIRO DO TRONO DA BABILÔNIA, COM SEUS EXÉRCITOS COLOCOU NECO EM FUGA DE CARQUEMIS ATÉ O RIO NILO E SÓ NÃO CONSUMOU A DERROTA DE NECO II PORQUE O PAI DE NABUCODONOSOR MORREU E ELE TEVE QUE VOLTAR A BABILÔNIA.

NO ANO 601 A.C. NABUCODONOSOR VOLTOU A ENFRENTAR NECO II EM UMA BATALHA EM QUE VARIOS SOLDADOS MORRERAM DE AMBOS OS LADOS. NESTA ÉPOCA JEOAQUIM LEVANTOU-SE CONTRA A BABILÔNIA, MAS NÃO TEVE APOIO DO EGITO ( II REIS 24.1)


FARAÓ HOFRAN


ESTE FOI O QUARTO REI DA 26a DINASTIA, FOI CONTEMPORANEO DO PROFETA JEREMIAS ( JER 44.30), TERIA GOVERNADO EM SAÍS NO DELTA DO NILO E REINOU DE 588 A 569 ANTES DE CRISTO.

SEU NOME EM GREGO ERA APRIES E DURANTE O SEU REINADO CONTINUOU A LUTA CONTRA O DOMINIO MUNDIAL DA BABILÔNIA. COM JA VINHA FAZENDO ALGUNS DOS FARAÓS ANTERIORES AO SEU REINADO.

DURANTE O REINADO DE ZEDEQUIAS, REI DE JUDÁ, HOFRAN MANDOU TROPAS PARA AJUDAREM JUDÁ ( JEREMIAS 37.5-11 E EZEQUIEL 17.15,17)

O PROFETA EZEQUIEL TAMBÉM PROFETIZOU CONTRA O FARAÓ HOFRAN ( EZEQUIEL 29.1-16; 30.20-26; 31.1-18).

QUANDO JERUSALEM FOI DESTRUIDA PELA BABILÔNIA, MUITOS JUDEUS FUGIRAM PARA O EGITO, TENDO O PROFETA JEREMAIS SIDO LEVADO COM ELES, MESMO ASSIM O PROFETA JEREMIAS PROFETIZOU CONTRA O EGITO ( JEREMIAS 42.7- ATÉ 43.7)

JEREMAIS PROFETIZOU SOBRE A MORTE DE HOFRAN, QUE SERIA MORTO POR UM INIMIGO, O QUE DE FATO ACONTECEU, POIS ELE FOI MORTO PELO EM UMA REVOLUÇÃO LIDERADA POR AHMOSE.



------------------------------------


SISAQUE ( 945 AC)

DURANTE SEU REINADO, HIRÃO ERA REI DA FENÍCIA. EM ISRAEL, SALOMÃO PASSA O REINO PARA SEU FILHO. MAS O REINO DE ISRAEL SE DIVIDE EM DOIS ESTADOS: ISRAEL E JUDÁ.

RAMSÉS III (1198-1167 AC)

FARAÓ DA 20a DINASTIA COMBATEU E DERROTOU VÁRIOS INVASORES, ACABOU MORRENDO ASSASSINADO.



HENRI-HOR ( 1085 AC)

ERA SUMO-SACERDOTE E GOVERNA O EGITO EM CARNAQUE, EM TEBAS, ENQUANTO OS PRINCIPES TÍTERES DOMINAVAM TÂNIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário