quinta-feira, 28 de maio de 2009

O EGITO NA BÍBLIA ( NOVO TESTAMENTO)

Res: 531 - Mateus 2:13
E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

(Quando o rei Herodes ficou sabendo que o Messias prometido nasceu procurou mata-lo, mas como ele não sabia qual das crianças de Belém era o Messias ordenou que todas as crianças menor de dois anos fosse morta, José divinamente avisado por um anjo foi orientado para fugir para o Egito.








Aqui vemos o Egito mais uma vez servindo ao propósito divino de servir de refúgio para o povo de Deus. Neste caso o próprio Jesus veio a se refugiar no Egito até a morte deHerodes.)


Res: 532 - Mateus 2:14
Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.

(A fuga de Jesus infante de Israel para o Egito ocorreu durante a noite, José não queria criar alarde na comunidade de Belém sobre os eventos que ocorreriam. O Egito foi a nação escolhida para a imigração por se tratar do país mais próximo e com melhores condições de acolhimento.)







Res: 533 - Mateus 2:15
e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.

(Aqui vemos a importância do Egito no cenário do plano de redenção da humanidade, Deus queria chamar seu Filho desde o Egito e por isso permitiu que o maldito Herodes existisse nos dias da vinda de Cristo, para induzir José a fugir para o Egito e para depois, chamá-los de volta do Egito.

Nossa compreensão humana sobre os propósitos de Deus é ridícula, somente no futuro entenderemos o porque Deus deixou a humanidade caminhar por este caminho que traçou.)



Res: 534 - Mateus 2:19
Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito,

(Deus apareceu no Egito, na forma de sonho, para José, agora que Herodes estava morto, José deveria trazer sua família de volta para Israel. O Egito cumpriu o seu papel na história da vinda do Messias, como sendo a única nação gentílica a ser visitada por Jesus durante sua curta vida na terra.Não há qualquer outro registro que Jesus tenha visitado outro país, senão o Egito).

Res: 535 - Atos 2:10
a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

(No mais importante dia de Pentecostes da história, no ano em que o Espírito Santo de Deus desceu sobre os cristãos que estavam reunidos no cenáculo, orando, em Jerusalém, havia pessoas de vários países na Cidade Santa, eram judeus nascidos, judeus descendentes de judeus que moravam no estrangeiro e estrangeiros que haviam se convertido ao judaísmo. A Bíblia diz que entre estes estrangeiros estavam gente proveniente do Egito.)

Res: 536 - Atos 7:9
Os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele,

(Estevão, o diácono, discursou diante dos sacerdotes de Jerusalém e em sua retórica, citou a origem do povo de Israel e o seu estado de sofrimento no Egito. Começa relembrando como os filhos de Jacó venderam José como escravo no Egito, mas mesmo com estas desgraça acontecendo com José, era plano de Deus aquele sofrimento, para eleva-lo a governante do Egito.)

Res: 537 - Atos 7:10
e o livrou de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria perante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.

(José recebeu de Deus graça ou carisma e sabedoria que impressionou o Faraó, o que contribuiu para José se tornar de escravo, a governador do Egito.)

Res: 538 - Atos 7:11
Sobreveio então uma fome a todo o Egito e Canaã, e grande tribulação; e nossos pais não achavam alimentos.

(Nos tempos antigos a região da palestina ao sofrer grande fome e seca só tinha refúgio em caso de grande desolação buscando socorro nas regiões que possuíam grandes rios que garantisse a sobrevivência naqueles momentos de emergência, e as duas regiões próxima a canaã que tinha estas condições favoráveis eram: Egito com o rio Nilo e a Mesopotâmia com os rios Tigre e Eufrates.)

Res: 539 - Atos 7:12
Mas tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais pela primeira vez.

(Quando Jacó resolveu enviar seus filhos ao Egito, em busca de comida, Jacó acreditava que José estava morto. Comido por feras do campo, conforme a mentira dita pelos irmãos de José que o venderam e os irmãos de José acreditavam que José era um anônimo na imensidão do Egito.)

Res: 540 - Atos 7:15
Jacó, pois, desceu ao Egito, onde morreu, ele e nossos pais;
(O grande patriarca da nação de Israel, morreu no Egito. Não podemos esquecer que Deus mudou o nome de Jacó para Israel, daí surgiu o povo de Israel e o nome da Nação Bendita)


Res: 541 - Atos 7:17
Enquanto se aproximava o tempo da promessa que Deus tinha feito a Abraão, o povo crescia e se multiplicava no Egito;
(O Egito serviu de útero para que às margens do Nilo surgisse o povo de Israel, que, de uma simples família, em quatro séculos, mutiplicou-se em uma grande nação.)

Res: 542 - Atos 7:34
Vi, com efeito, a aflição do meu povo no Egito, ouvi os seus gemidos, e desci para livrá-lo. Agora pois vem, e enviar-te-ei ao Egito.

(Deus sensibilizou-se com o sofrimento do povo hebreu no Egito e por isso enviou Moisés como o Libertador para tirar o povo do Egito)

Res: 543 - Atos 7:36
Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto por quarenta anos.

(Estevão em seu discurso aponta Moisés como o intermediário de Deus que fazia prodígios e sinais miraculosos no Egito)

Res: 544 - Atos 7:39
ao qual os nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seus corações voltaram ao Egito,

(Muitos hebreus quando saíram do Egito mostrar espírito de rebeldia, não obedecendo a Moisés e muitas vezes criando conflito durante o êxodo.)

Res: 545 - Atos 7:40
dizendo a arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

(Em situações de crise o povo se voltava ao Egito, como na vez que MOISÉS subiu no monte Sinai e ficou por quarenta dias em jejum e o povo impaciente pediu que Arão fizesse a estátua de um bezerro de ouro)

APÓS ESTE DISCURSO DO CAPÍTULO 7 DE ATOS DOS APÓSTOLOS, ESTEVÃO FOI APEDREJADO.

Res: 546 - Atos 13:17
O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito, de onde os tirou com braço poderoso,

(O povo de Israel foi escolhido e exaltado por Deus, por isso é uma nação que esta nos planos divino. Quis Deus escolher um povo de escravos e não uma nação de primeiro mundo)


Res: 547 - Hebreus 3:16
pois quais os que, tendo-a ouvido, o provocaram? Não foram, porventura, todos os que saíram do Egito por meio de Moisés?

(O povo hebreu que tantos milagres virão por parte de Moisés, quando este trouxe a libertação da escravidão do Egito, este mesmo povo provocou muito a ira de Deus e de Moisés no deserto quando caminhavam para a terra Santa.)

Res: 548 - Hebreus 8:9
Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor.

(A libertação dos hebreus da escravidão do Egito, foi um dos maiores acontecimentos da história da redenção humana, era um povo que há várias gerações estavam acostumado com a escravidão e agora teriam que enfrentar o desafio da liberdade. Ser livre muitas vezes é mais difícil do que ser “pau mandado”. A liberdade trás a responsabilidade por decisões, como escravos, o povo não tinha decisão a tomar)


Res: 549 - Hebreus 11:26
tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
(Moisés renunciou a vida de luxo de príncipe, preferindo sofrer junto com os hebreus. Moisés não renunciou sua identidade nacionalista hebraica, se tornando um dos maiores ícones do povo hebreu. Moisés praticamente renunciou sua cidadania egípcia para ser taxado de hebreu, um povo que há 4 séculos estava escravizado no Egito)

Res: 550 - Hebreus 11:27
Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível.
( O escritor da carta aos Hebreus define que Moisés também agiu por fé quando matou um egípcio que espancava um escravo hebreu e se retirou do Egito até o momento que Deus o mandoou de volta para o Egito para libertar os hebreus.)


Res: 551 - Judas 1:5
Ora, quero lembrar-vos, se bem que já de uma vez para sempre soubestes tudo isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;

(dos hebreus que saíram do Egito com Moisés, nem todos chegaram a terra prometida, na longa caminhada até Canaã, foi ficando pelo caminho os rebeldes, desobedientes e incrédulos. A saída dos hebreus do Egito é uma figura da saída dos cristãos do mundo de pecado, mas nem todos que entram na igreja, alcançam a salvação.)

Res: 552 - Apocalipse 11:8
E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado.
(Jerusalém é chamada de a “cidade espiritualmente chamada de “Sodoma e Egito” é uma referência ao estado moral decadente de Jerusalém que é comparada a Sodoma, cidade da antiguidade, liberal, onde o sexo na modalidade homossexual era praticado livremente, e o Egito, que é dado como referência como o País que resistiu a Deus, só permitindo os hebreus saírem do Egito após as dez pragas.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário